Essa atividade é indicada para o 3º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 4º ano, dependendo do nível da turma. Seu objetivo principal é o desenvolvimento da ideia de multiplicação utilizada em disposições retangulares.

É importante que o estudante conheça diferentes estratégias para a resolução de problemas como: composição e decomposição, desenho, operações, cálculo mental, entre outras. Por isso, o pedido para que o estudante resolva a situação-problema de duas maneiras diferentes. Deixe-os livre para encontrarem a resposta, depois peça a alunos que utilizaram diferentes estratégias compartilharem com os colegas as formas que encontraram para ressolvê-los.

Antes da atividade em si, seria interessante que mostrasse na prática a estratégia de multiplicação para contar elementos em disposição retangular. Por exemplo, se os alunos estiverem organizados em fileiras, você pode desafiá-los a contarem a quantidade de carteiras da sala, sem contar uma por uma, de uma maneira mais rápida e depois de diversas ideias, mostrar a eles o uso da multiplicação. Enfim, use sua criatividade!


HABILIDADES:

EF03MA07- Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.

Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade